O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, que declarou: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai” .
Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica. Eleito em 13 de março de 2013, sucedeu Bento XVI e liderou a Igreja por mais de 12 anos, destacando-se por sua postura reformista, simplicidade e defesa dos marginalizados.
Durante seu pontificado, Francisco abordou temas como migração, mudanças climáticas, desigualdade econômica e direitos das minorias. Também condenou o tratamento de indígenas em escolas residenciais no Canadá, classificando-o como genocídio.
Apesar de enfrentar problemas de saúde nos últimos anos, incluindo uma internação recente por pneumonia e insuficiência renal, o Papa continuou suas atividades até sua última bênção pascal, no domingo, 20 de abril.
Com a morte de Francisco, inicia-se o período de Sé Vacante, que culminará com o conclave para a eleição do novo pontífice. Detalhes sobre o funeral e homenagens ainda serão divulgados pelo Vaticano.
Para acompanhar a cobertura ao vivo e atualizações sobre o falecimento do Papa Francisco, acesse os seguintes canais (via YouTube):