Mais

    Não sabe o que assistir? Pesquisa mostra: você não está sozinho

    Mais

    Se você está encontrando dificuldade em encontrar algo para assistir – e não saber o que escolher, entre tantas opções nos streamings – fique tranquilo: você não está sozinho. É o que mostra uma pesquisa recente da TiVo: no Reino Unido, apenas 16% dos telespectadores sabem exatamente o que querem assistir quando começam a navegar numa plataforma.

    E os outros 84%? Estes afirmam ser reféns do “habit browsing” – um hábito de navegação que se traduz em tempo perdido entre múltiplas plataformas, em vez de aproveitar o entretenimento em si.

    Publicidade

    A verdade é que a proliferação de plataformas de streaming está deixando os espectadores sobrecarregados. O relatório da TiVo aponta que o número médio de serviços utilizados por espectadores no Reino Unido subiu de 6,0 para 6,5 em um ano, e 61% dos usuários dizem que alternam entre mais de um aplicativo durante uma sessão típica de visualização, um aumento em relação aos 55% do ano anterior. Isso reflete uma nova dificuldade: quanto mais opções, maior a frustração para escolher algo que realmente atraia o gosto do usuário.

    Gabriel Cosgrave, gerente geral da EMEA na Xperi, aponta que a solução para esse dilema está em recursos aprimorados de personalização. “À medida que as opções de streaming se multiplicam, os telespectadores enfrentam frustração contínua para encontrar algo para assistir. Fabricantes de TVs precisam priorizar recursos de experiência do usuário, como conteúdo agregado e imparcial, personalização hiperfocada e busca por voz natural para ajudar os consumidores a encontrar rapidamente o que gostam”.

    A falta de recomendações personalizadas agrava o problema: 19% dos telespectadores relatam dificuldade para encontrar algo para assistir quando não têm uma ideia específica em mente. A variedade e qualidade de conteúdo disponíveis também estão influenciando a lealdade dos consumidores – 34% dos usuários de serviços pagos, como Netflix e Prime Video, consideram cancelar suas assinaturas nos próximos seis meses.

    Publicidade

    Embora o tempo diário de visualização continue a crescer, chegando a 3,8 horas por dia, muitos preferem cada vez mais conteúdos gratuitos. O estudo mostra que 43% dos respondentes usam serviços de streaming gratuitos (AVOD/FAST), como a Pluto TV. Isso reflete uma aceitação maior de conteúdo com anúncios e aponta para uma tendência onde a conveniência do conteúdo gratuito pode superar o desconforto dos comerciais.

    A pesquisa também revela um aumento no consumo de vídeos de redes sociais em TVs, com mais de um terço dos respondentes assistindo a esse tipo de conteúdo pelo menos algumas vezes por semana. Esse crescimento de 9% desde o início do ano mostra que, além dos serviços tradicionais, os ‘vídeos sociais’ estão se tornando uma parte importante do entretenimento doméstico, reafirmando a busca contínua por variedade e flexibilidade na forma de consumir mídia.

    Publicidade
    Curte o nosso conteúdo? Siga-nos também no:
    Telegram    Facebook     X    BlueSKY    Threads    Linkedin       Whatsapp   
    Publicidade

    Recentes

    Leia também

    Publicidade
    Assinar
    Notificação de
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários