[creditos:5063ee93c9]
TV Brasil homenageia Zygmunt Bauman nesta sexta (Divulgação)[/creditos:5063ee93c9]Em tributo ao sociólogo polonês Zygmunt Bauman que morreu na última segunda-feira, a TV Brasil apresenta a entrevista que o intelectual concedeu à série Incertezas Críticas, produção nacional com pré-estreia nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, às 23h30.
Autor de livros de sucesso, como “Amor Líquido”, o filósofo contemporâneo mostra como o poder econômico reduziu a capacidade política dos governos. Também traça um panorama sobre diversos aspectos do plano coletivo ao particular.
"O caráter emergente da sociedade e da vida individual pode ser caracterizado dizendo-se que a incerteza é a única certeza que temos. A crise econômica é só um exemplo dessa instabilidade", afirma.
Na entrevista realizada em sua residência com a equipe da série da TV Brasil, Bauman também reflete sobre as perspectivas de futuro para os jovens e discute o uso das redes sociais como o Facebook.
"Você pode ser quem quiser e ter um mundo imaginário, on-line, que não aparece na realidade, off-line. Pode ter várias identidades diferentes, fingir ser algo que não é e realizar todos os seus sonhos. É uma maneira de fugir das duras exigências e asperezas do mundo off-line".
O escritor tem uma extensa biografia com análises sobre a sociedade e as mudanças do mundo atual. Criador do conceito de "liquidez" na modernidade, em que aborda as relações e a fluidez contemporâneas causadas pela globalização, Bauman faz uma crítica explícita ao atual sistema fragmentado de absorção de informações.