Mais

    TV Brasil apresenta programação especial na Semana da Consciência Negra

    Mais

    A partir desta segunda (18), a TV Brasil exibe uma série de atrações temáticas durante a Semana da Consciência Negra. Com o objetivo de refletir e celebrar, a emissora pública traz conteúdos jornalísticos, shows inéditos e produções preservadas no acervo do canal.

    O destaque da programação é o especial “Dona Ivone Lara – Um sorriso negro“, espetáculo que celebra a vida e a obra da sambista. Com três horas de duração, o musical vai ao ar em duas partes nesta quinta (21) e sexta (22), às 21h30. Elogiada por público e crítica, a produção gravada com exclusividade pela TV Brasil conta a trajetória da cantora e compositora ao combinar dramaturgia e repertório de clássicos que a saudosa artista deixou como legado. Dona Ivone Lara faleceu aos 96 anos em abril de 2018.

    Publicidade

    Programas tradicionais da emissora como “Sem Censura”, “Todas as Bossas”, “Impressões”, “Caminhos da Reportagem” e “Recordar é TV” também apresentam edições especiais com temas associados à efeméride entre os dias 18 e 22 de novembro, em diversos horários.

    Considerada uma das maiores personalidades da dramaturgia brasileira, a atriz Léa Garcia é a homenageada do programa “Sem Censura”. Aos 86 anos, a veterana esbanja vitalidade no papo com Katy Navarro e Bruno Barros na quarta (20), Dia da Consciência Negra, às 17h. A produção também recebe a jovem atriz Luana Xavier, neta da querida Chica Xavier, o sociólogo Juca Ribeiro que comenta a busca pela igualdade racial no mercado de trabalho e a cantora gaúcha Lizza Dias.

    Astros da cena musical negra do país como Tony Tornado, Arlindinho, Nilze Carvalho e Carlos Negreiros são algumas das atrações que o programa “Todas as Bossas” apresenta em shows exclusivos e inéditos, de segunda a sexta, sempre à meia-noite.

    Publicidade

    Para debater os desafios do mercado de trabalho para a população negra, Katiuscia Neri entrevista Nina Silva no “Impressões” desta segunda (18), às 23h. Ela é uma das criadoras do Movimento Black Money que influencia na transformação da carreira de muitos profissionais.

    Já na terça (19), às 21h30, o premiado jornalístico “Caminhos da Reportagem” investiga casos de discriminação racial no país. A discussão parte de uma campanha para substituir o retrato embranquecido do escritor Machado de Assis por outro que realce os traços de ascendência africana do maior autor brasileiro. A matéria especial da emissora pública mostra que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população se identifica como preta ou parda. Esses grupos somados são os chamados negros de acordo com a classificação da entidade.

    Programa que resgata a memória da televisão brasileira a partir de conteúdos preservados no acervo da emissora pública, o “Recordar é TV” recupera entrevistas com personalidades como os veteranos Nelson Sargento e Jorge Aragão, além do saudoso Naná Vasconcelos, com edições especiais na quarta (20), quinta (21) e sexta (22), sempre às 23h.

    Publicidade
    Curte o nosso conteúdo? Siga-nos também no:
    Telegram    Facebook     X    BlueSKY    Threads    Linkedin       Whatsapp   
    Publicidade

    Recentes

    Leia também

    Publicidade