- Publicidade -

    Novembro: GNT comemora 20 anos com documentários

    Em novembro, o GNT completa 20 anos. Para comemorar, o canal preparou uma programação com os programas que foram destaque ao longo desses anos. E ainda estréia o filme "Amor?", de João Jardim (recém saído dos cinemas).

    - Publicidade -

    A faixa GNT.doc começa a programação especial com a reexibição de "Amyr Klink – Mar Sem Fim" (dia 31 de outubro, às 23h15). O documentário retrata o cotidiano solitário de Amyr Klink durante o Projeto Antártica 360º, uma das maiores expedições marítimas realizadas por uma só pessoa. Num cenário de focas, geleiras e pinguins, o filme registra a personalidade do aventureiro, seus medos, superstições e a saudade da família. Já, em "Lições das Trevas" (03 de novembro, às 23h15); mostra a devastação provocada pela guerra do Golfo em 1991. Imagens impressionantes da destruição dos poços de petróleo, os esforços das equipes de socorro para apagar os incêndios e o trabalho de secagem dos poços para tentar evitar mais danos ao meio ambiente. Trilha sonora de Mahler, Prokofiev, Schubert, Wagner e Verdi. Dia 04 de novembro, às 23h15, vai ao ar "Surplus". O filme explora a reação ao consumismo e aos grandes conglomerados empresariais, evidente nas manifestações contra a reunião do G8 na Itália e em outros países, como Estados Unidos, Suécia, Cuba e Índia.


    "O Louco Amor de Yves Saint Laurent"é uma das estreias da programação especial
    Divulgação/ArtFilmes

    Uma das atrações é o documentário inédito "O Louco Amor de Yves Saint Laurent" (06 de novembro, às 19h). O documentário reconstrói a vida de Yves Saint Laurent, que aos 22 anos já era considerado o futuro gênio da alta costura internacional. No funeral de Christian Dior, ele conhece Pierre Bergé, com quem passou o resto de sua vida. Através de entrevistas intimistas com Bergé, o companheiro de Yves conta a história de amor que os dois viveram até a morte do estilista. No mesmo dia, às 00h30, vai ao ar o clássico "Buena Vista Social Club", onde o alemão Wim Wenders registra o encontro entre o guitarrista americano Ry Cooder e ídolos da música cubana. Em 1998, ele reuniu esses mestres cubanos e produziu o disco que registrou a turnê em Nova York e na Alemanha, fechando o Carnegie Hall lotado.

    Dia 13 de novembro, às 19h, é a vez de "Olhos Azuis", um documentário sobre uma experiência realizada por uma professora nos Estados Unidos. Ela reuniu um grupo de pessoas brancas e de olhos azuis para que vivenciassem, na própria pele, o preconceito racial. E à 00h30, "Um Dia Em Setembro", sobre o atentado do grupo palestino Setembro Negro contra os atletas israelenses na Olimpíada de Munique em 1972. Com imagens da época, a produção reconstitui o atentado, ouve testemunhas e pessoas que tiveram algum envolvimento na época e mostra a atuação desastrada da polícia alemã.

    No dia 20 de novembro, às 19h30, vai ao ar "Faixa de Areia". Filmado no verão de 2004 em toda a orla carioca, que vai da praia de Ramos à Restinga da Marambaia, o documentário mostra toda a riqueza de tipos que habitam as praias do Rio de Janeiro. À 00h30, o premiado Notícias de Uma Guerra Particular será exibido. Baseado em entrevistas com personagens envolvidos na rotina do narcotráfico, o documentário contrapõe as falas de criminosos, policiais e moradores do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Na pauta do debate, a forma como os diferentes setores da sociedade avaliam e lidam com a violência imposta pelo tráfico.


    Julia Lemmertz é uma das estrelas de "Amor?"
    Divulgação/Copacabana Filmes

    Encerrando a programação comemorativa, dia 27 de novembro, às 19h30, vai ao ar "Janela da Alma". No documentário, diversas personalidades com problemas de visão – de uma discreta miopia à cegueira completa – falam sobre como veem a si mesmos, como veem os outros e o mundo. Dentre os entrevistados, estão o escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal e o cineasta Win Wenders. E finalizando, à 0h30, será exibido pela primeira vez, o filme "Amor?", que estreou nos cinemas em junho deste ano. "Amor?" é dirigido por João Jardim, é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atores interpretam os depoimento de pessoas que viveram situações envolvendo ciúmes, culpa, paixão e poder. No elenco: Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Ângelo Antônio, Julia Lemmertz e Mariana Lima, entre outros.

    Saiba mais:
    Novembro: GNT reestreia Aline

    - Publicidade -