More

    Nova temporada de “Entrevista” debate “branquitude” e racismo no Futura

    Recentes

    - Publicidade -

    A nova temporada do programa “Entrevista”, no Canal Futura, vai debater desigualdade racial e violências contra a população negra sob um novo prisma: a branquitude e a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil. A série “Entrevista – Branquitude” estreia nesta segunda (05).

    Nesta temporada, o programa ganha novo formato. Ao invés de um apresentador, duas apresentadoras vão liderar a série de conversas: uma mulher negra e uma mulher branca ouvem pesquisadores e intelectuais brasileiros sobre temas como a definição de branquitude; o privilégio branco; o homem branco a partir do olhar dos povos originários; a criação do conceito de raça; vantagens estruturais das pessoas brancas; a falsa ideia de neutralidade racial; e a branquitude na mídia, entre outras questões. As entrevistas foram gravadas de forma remota.

    A série será apresentada pela jornalista Karen de Souza, apresentadora do Futura, e pela psicóloga Lia Vainer Schucman, professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em psicologia social e relações raciais. Entre os convidados da temporada estão especialistas como o advogado Silvio Almeida; a psicóloga e ativista Cida Bento; e o historiador indígena Casé Angatu, entre outros.

    No primeiro episódio, Karen de Souza entrevista Lia Vainer Schucman sobre o tema da temporada: o que é branquitude. A psicóloga explica o conceito e a importância desta discussão.

    “Entrevista – Branquitude” estreia dia 05 de outubro, às 20h45 no Canal Futura.

    Latest Posts

    não perca

    spot_img