A partir de quinta (18), a TV Escola estreia a série "Why Slavery" (Por que da escravidão?), em sua grade de programação. O lançamento faz parte de uma ação mundial da The Why Foundation, organização que produz e distribui audiovisuais independentes para TV´s públicas. Serão 70 emissoras, de 191 países ao redor do mundo, exibindo a atração simultaneamente.
A ação será a maior campanha de mídia global sobre a escravidão moderna. Serão exibidos 6 episódios da série, que retratam a vida de homens, mulheres e crianças que vivem como escravos até os dias atuais. Seja pelo Sistema Kafala, no Oriente Médio, ou pelo gigantesco número de crianças compradas e vendidas na Índia.
Um sistema de empregos é capaz de esconder uma realidade de tortura e humilhação? Essa é a pergunta chave do episódio de estreia, intitulado ‘Empregada no Inferno’, que tem como personagem principal a empregada doméstica Mary Kibwana, de 35 anos. Ela faz parte de um grupo de dois milhões e oitocentas mil mulheres imigrantes, que trabalham em péssimas condições no Oriente Médio. A série mostra um pouquinho da história de Mary, que teve a sorte de voltar casa, no Quênia, onde chegou em uma cadeira de rodas e com 70% do corpo queimado. E, após dois meses, faleceu.
Assédio, abuso e estupro, além de uma rotina de 18 horas de trabalho, são alguns dos cenários que serão abordados na atração, que tem seis episódios. A cada semana, "Why Slavery", a TV Escola exibirá sempre às quintas-feiras, um episódio inédito, às 22h, a partir do dia 18 de outubro.