Eles cruzam continentes levando vida, pujança e sustento: os maiores rios do planeta são rotas de prosperidade e suas histórias se confundem com a trajetória da civilização. No entanto, esses gigantes estão gravemente ameaçados em um contexto de acelerada degradação ambiental.
A partir desta segunda-feira (26), o Animal Planet acompanha o biólogo Jeremy Wade em uma jornada de conscientização sobre a importância da preservação das águas fluviais com a estreia da série “Jeremy Wade: Rios Grandiosos” (“Jeremy Wade: Mighty Rivers”).
Conhecido por desbravar as águas doces do mundo todo na série Monstros do Rio, cada um dos episódios da nova série será dedicado a um rio ou bacia hidrográfica. Entre as paradas do roteiro está o Brasil, com o gigante Amazonas. Ganges, Danúbio, Yangtze, Zambezi e Mississipi completam o roteiro da primeira temporada
Durante os 35 anos de expedições a rios dos mais diversos portes e características, Jeremy viu diante de seus olhos o efeito da crise ambiental. Esses majestosos cursos água doce estão em apuros e correm o risco de sucumbirem diante da degradação, levando consigo os complexos ecossistemas que deles dependem.
Na série, Jeremy se propõe a examinar e percorrer alguns dos maiores cursos de água doce do planeta para entender como a exploração e a poluição contribuem para a exaustão dessas forças da natureza, berços de civilizações e lar de comunidades que precisam de suas águas para sobrevivência.
Passando por paisagens que variam de cidades movimentadas a selvas isoladas, o espectador viajará com Jeremy para conhecer as pessoas que vivem nas imediações desses rios e ouvir suas histórias. Além dos depoimentos de moradores locais, Jeremy estará munido de dados e utilizará seu conhecimento para avaliar as condições atuais e o potencial de recuperação de cada rio.
“Jeremy Wade: Rios Grandiosos” estreia dia 26 de agosto, às 21h25 no Animal Planet.