More

    HISTORY resgata a história do líder mexicano Emiliano Zapata

    Recentes

    - Publicidade -

    Figura central da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata lutou durante a sua existência pelos direitos dos camponeses. Em plena ditadura de Porfirio Díaz (1876-1911), ele não apenas declarou sua insatisfação a respeito da distribuição desigual de terras em seu país, mas organizou ataques de camponeses e indígenas contra as tropas do governo. A história deste homem que se tornou um mito ao defender uma população oprimida é revelada no especial Zapata Vive, destaque do dia 12/6, domingo, às 17h30, no The History Channel.

    Descontente com a ineficiência do governo e a condição privilegiada dos latifundiários, Zapata passou a fazer uso da força armada para alcançar seu objetivo. Adotando o tema Terra e Liberdade, ele liderou o Exército Libertador do Sul, que lutou para destituir Díaz do poder e, mais tarde, seu sucessor Francisco Madero.

    Lutando junto ao revolucionário Pancho Villa, não conseguiu ainda vivo ver seu sonho concretizado. Assassinado traiçoeiramente em 10 de abril de 1919, ele inspirou o Exército Zapatista de Libertação Nacional, que hoje representa um dos principais movimentos sociais da América Latina. Por meio de entrevistas exclusivas com familiares e herdeiros de Zapata, o programa resgata os ideais que moveram esse herói e os momentos mais marcantes de sua trajetória.

    Latest Posts

    não perca

    spot_img