O satélite Hispasat 1E retransmitiu em aberto o sinal do canal JEDI (projeto europeu denominado Just Explore DImensions), que exibe conteúdos de TV em 3D de segunda geração. Se trata da primeira demonstração mundial deste sistema compatível com o formato MVC (Multiview Video Coding), que permite transmitir o mesmo conteúdo em HD (alta definição) e em 3D (três dimensões) sobre um mesmo sinal.
Atualmente, para transmitir um canal em 3D se utiliza o formato Frame Compatible que permite reutilizar a infraestrutura HD existente, reduzindo a resolução de cada lado da imagem (olho direito e olho esquerdo) e se colocam uma ao lado da outra (ou acima e embaixo) para simular uma imagem HD normal. A especificação deste modo de transmissão foi aprovada no foro de padronização mundial Digital Video Broadcasting, em fevereiro de 2011 (DVB-3DTV Phase1). O consórcio JEDI realizou a primeira transmissão totalmente compatível com esta especificação em março do mesmo ano e, desde então, mantém em canal aberto disponível em toda Europa através do satélite Hispasat 1E (frequência 10810 MHz, Polarização Horizontal).
Desde então tem se avançado no desenvolvimento do projeto e, durante a fase final do JEDI em Caen (França) no último dia 19 de junho de 2012, se pode realizar a primeira transmissão mundial de um canal de TV em 3D de segunda geração ("Service Compatible") como parte de demonstração dos resultados do projeto, obtendo resultados positivos. O sinal de teste de realizou cobrindo toda a cadeia de produção: gravação ao vivo com câmeras 3D, codificação e decodificação, transmissão via satélite e recepção no televisor.
O novo sistema "Service Compatible" proporciona compatibilidade entre HD e 3D, de maneira que os receptores atuais são capazes de extrair o sinal HD, enquanto os receptores mais novos compatíveis com o MVC serão capazes de exibir a imagem em HD ou 3D, a depender da função disponível no televisor. Esta tecnologia proporciona duas vantagens fundamentais: se otimiza o uso da largura de banda, já que evita a situação atual em que para transmitir um mesmo conteúdo em HD e 3D são necessários dois sinais distintos, além de permitir que se obtenha uma qualidade de 3D Full HD, melhorando a experiência do usuário.
Tradução de Ricardo Marques