Mais

    GloboNews investiga os desafios da saúde pública no Brasil em especial

    Mais


    Quais os principais desafios da saúde pública no decorrer da vida de um brasileiro? A partir de domingo (02), o ‘Globo News Especial’ apresenta a série “Raio-X”, que trata de temas como nascimento, obesidade infantil, câncer e envelhecimento. O primeiro episódio faz um alerta: enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cesáreas não passem de 15% do total de partos, no Brasil elas foram mais da metade em 2016. É o segundo pior índice do mundo.

    Apesar de a maioria das cesarianas serem feita na rede privada, o SUS também apresenta taxas acima do recomendado. Algumas iniciativas tentam aumentar o número de partos normais no país. Um exemplo é o Projeto Parto Adequado, que prevê alterações nas equipes, nos centros de parto de maternidades e a compra de equipamentos simples, que fazem toda a diferença na experiência das mulheres na hora do nascimento dos bebês. Em São Paulo, no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, principal parceiro do projeto, médicos e enfermeiros obstétricos de 127 hospitais participam de cursos de atualização. Já uma maternidade de Goiânia, premiada pelo Unicef, valoriza as rodas de conversa entre grávidas e profissionais da saúde.

    Publicidade

    O programa também discute a amamentação, fundamental para combater doenças crônicas não-transmissíveis nos bebês. Criada em 1985 pela Fiocruz, a Rede de Bancos de Leite Humano é a maior do mundo.

    O ‘GloboNews Especial – Raio-X’ vaio ao ar a partir do dia 02 de dezembro, às 20h30.

    Publicidade
    Curte o nosso conteúdo? Siga-nos também no:
    Telegram    Facebook     X    BlueSKY    Threads    Linkedin       Whatsapp   
    Publicidade

    Recentes

    Leia também

    Publicidade