Estrelado por Berta Loran, Jacqueline Laurence e Emílio Orciollo Neto, o filme inédito “Jovens Polacas” estreia na terça (02) no Canal Brasil.
A produção de Alex Levy-Heller parte de uma página triste da realidade brasileira no início do século passado. Ricardo (Emílio Orciollo Neto) é um jornalista prestes a concluir sua tese de doutorado sobre o tráfico de escravas sexuais do leste europeu para o Rio de Janeiro, moças que acreditavam desembarcar na América do Sul para conhecer o amor de suas vidas, mas eram obrigadas a trabalhar em prostíbulos.
O protagonista entrevista Mira (Jacqueline Laurence), filha de uma “polaca” – termo utilizado para designar as imigrantes – e que viveu parte de sua infância assistindo à própria mãe e outras mulheres como ela sendo abusadas sexualmente por brasileiros. Quando o filme retorna ao início do século, o protagonismo segue para Sarah (Lorena Castanheira), uma moça presa a um bordel no Rio de Janeiro e obcecada em voltar para casa.
O roteiro é inspirado no livro homônimo lançado pela historiadora Esther Largman, que pesquisou casos reais de moças judias polonesas que foram escravizadas em terras brasileiras. Quase três décadas depois de lançada, a trama recebe adaptação poética pelas mãos de Levy-Heller, que remonta o estilo dos antigos cabarés cariocas em uma mistura de documentário e ficção, presente e passado.
“Jovens Polacas” estreia dia 02 de junho, às 20h10 no Canal Brasil.