Quase todas as emissoras de TV aberta do país exibem as tradicionais retrospectivas com os acontecimentos do ano. Das tragédias ambientais, pauta política e até as perdas do ano.
A Globo terá o especial comandado por Glória Maria e Sandra Annenberg; na Record, quem comanda é Domingos Meirelles, na Cultura terá seus nomes do jornalismo e a Band não terá apresentador. A RedeTV! optou por um formato de documentário, a TV Aparecida relembra os fatos da Igreja Católica e a Record ainda terá a retrospectiva dos famosos.
Globo
Band
A Band exibe nesta segunda-feira (23), às 22h45, a “Retrospectiva 2019, Um Olhar para 2020”. Numa linguagem ágil e moderna, sem um apresentador tradicional responsável pela condução do programa, a tarefa de relembrar o ano é dividida entre repórteres e âncoras que acompanharam de perto o que aconteceu ao longo dos últimos 12 meses.
Mas neste ano, além de recordar, a Band lança um olhar para o futuro. No programa, entrevistas com líderes do mundo econômico e político que projetam como será 2020. A emissora conversou com os cientistas políticos Fernando Schuler e Antônio Lavareda, com os executivos Guilherme Benchimol (CEO e fundador da XP Inc.), José Berenguer (presidente do JP Morgan), e Sergio Rial (presidente do Santander). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, também falam da expectativa com o crescimento econômico no país.
Destaque ainda para o futuro do governo Bolsonaro, as próximas reformas econômicas, o cenário político em ano de eleições municipais e o futuro da Lava Jato. A atração também mostra a expectativa no esporte com a Seleção Brasileira e as Olimpíadas de Tóquio, e a delicada relação entre Estados Unidos e China.
“Retrospectiva 2019, Um Olhar para 2020” vai ao ar no dia 23 de dezembro, a partir de 22h45, com reapresentação no dia 1º de janeiro, às 5h, no lugar do Café com Jornal.
Record
A Retrospectiva 2019 da Record TV vai ao ar nesta quinta-feira (26) sob o comando de Domingos Meirelles. Para a atração, o jornalista elenca 20 assuntos de grande comoção no Brasil e no mundo ao longo do ano, a começar pela tragédia de Brumadinho, cidade onde o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, em janeiro, fez 256 mortos e 14 desaparecidos.
A emissora também exibe a nona edição consecutiva da Retrospectiva dos Famosos vai ao ar às 22h30 da quarta-feira de Natal (25), sob o inédito comando de Marcos Mion e Mariana Weickert. Em pauta, agora, está o que deu o que falar no mundo das celebridades ao longo do ano.
Entre as reviravoltas do caso Neymar, acusado de estupro pela modelo Najila, e os polêmicos rompimentos de Anitta com o namorado Pedro Scooby (alvo de críticas da ex, Luana Piovani) e com a cantora Ludmilla (que reivindicou direito autoral no hit “Onda Diferente”), há muita história para relembrar.
E se é dolorosa a despedida de quem teve a vida interrompida tão precocemente, como nos casos de Gugu Liberato e Gabriel Diniz (do hit “Jenifer”), um respiro é lembrar que tem gente muito fofa chegando a este mundo, a exemplo do bebê de Tatá Werneck. Alguns dos outros assuntos abordados serão as músicas e os vídeos que bombaram em 2019, a pausa na carreira da cantora Marilia Mendonça e o estranhamento entre Wesley Safadão e Gusttavo Lima.
A Retrospectiva 2019 da Record TV vai ao ar no dia 26 de dezembro, a partir das 22h30 e a Retrospectiva dos Famosos vai ao ar no dia 25 de dezembro, a partir das 22h30.
RedeTV!
Nesta sexta-feira (20), a RedeTV! apresentará a retrospectiva dos principais acontecimentos de 2019 do Brasil e do mundo. Para este ano, o programa será exibido em uma versão diferente, com uma narrativa inspirada em documentário.
O novo formato mostrará os bastidores da notícia e as perspectivas dos profissionais, que irão narrar em primeira pessoa os fatos marcantes ocorridos ao longo deste ano. A linguagem utilizada aproximará o telespectador das experiências dos profissionais que estiveram envolvidos nas reportagens.
Apresentadores, âncoras, pauteiros, editores e repórteres do núcleo de Jornalismo e Esporte da RedeTV! farão parte do especial. Entre eles estão Boris Casoy, Mauro Tagliaferri, Mariana Godoy, Augusto Xavier, Gabriela Di França, Silvio Luiz, Marcelo do Ó, e o Superintendente de Jornalismo, Esporte e Digital, Franz Vacek.
A transmissão está programada para o dia 20 de dezembro, às 22h30, na RedeTV!.
TV Aparecida
Os principais destaques do Brasil e do mundo são a tônica da grande reportagem produzida pelo jornalismo da TV Aparecida. O “Arquivo A – Retrospectiva”, que vai ao ar na quinta-feira (26), faz um mergulho em temas importantes como política, economia, desastres ambientais e os acontecimentos na Igreja. Além das imagens que marcaram o ano, a produção colheu depoimentos de profissionais ligados aos fatos abordados.
Serão abordados política, economia, viagens do presidente, tragédias, desastres ambientais, pauta internacional, futebol, falecimentos e assuntos ligados à Igreja Católica.
“Arquivo A – Retrospectiva” vai ao ar no dia 26 de dezembro, às 21h na TV Aparecida.
TV Cultura
Para relembrar os principais fatos que marcaram o Brasil e o mundo, a TV Cultura exibe no domingo (29), a “Retrospectiva 2019″. Guiado por Ana Paula Couto, Aldo Quiroga, Joyce Riberio e Karyn Bravo, o programa jornalístico vai ao ar no dia 29 de dezembro, às 20h, na emissora e no aplicativo Cultura Digital.