Mais

    Em documentário do Canal Brasil, mulheres revisitam penitenciária onde foram presas na Ditadura Militar

    Mais

    “Torre das Donzelas”, filme de Susanna Lira, estreia no Canal Brasil nesta quarta (22) na Faixa “É Tudo Verdade”. Apesar do que o nome possa sugerir, não trata-se de um romance, mas da realidade de diversas mulheres consideradas terroristas pelo regime militar, presas sem qualquer direito e vítimas da tortura no Presídio Tiradentes.

    O documentário recria as acomodações de muitas detentas que passaram por lá – entre elas, a ex-presidenta Dilma Rousseff – e denuncia as cruéis experiências a que foram expostas nas mãos da brutalidade do regime militar.

    Publicidade

    A cineasta pediu às entrevistadas que desenhassem, de acordo com a própria memória, como eram os corredores e celas que as abrigaram na década de 1970. A partir das lembranças, o filme recriou um cenário similar ao presídio, com grades, camas, banheiros e corredores inspirados nos traços de quem ali viveu. As ex-presidiárias comentam as torturas sofridas, contam como foram capturadas por sua militância democrática, detalham o dia a dia, desde a limpeza das celas até a importância da leitura na manutenção da esperança e o breve respiro a cada visita de um familiar.

    “Torre das Donzelas” estreia dia 22 de abril, às 20h no Canal Brasil.

    Publicidade
    Curte o nosso conteúdo? Siga-nos também no:
    Telegram    Facebook     X    BlueSKY    Threads    Linkedin       Whatsapp   
    Publicidade

    Recentes

    Leia também

    Publicidade