“Torre das Donzelas”, filme de Susanna Lira, estreia no Canal Brasil nesta quarta (22) na Faixa “É Tudo Verdade”. Apesar do que o nome possa sugerir, não trata-se de um romance, mas da realidade de diversas mulheres consideradas terroristas pelo regime militar, presas sem qualquer direito e vítimas da tortura no Presídio Tiradentes.
O documentário recria as acomodações de muitas detentas que passaram por lá – entre elas, a ex-presidenta Dilma Rousseff – e denuncia as cruéis experiências a que foram expostas nas mãos da brutalidade do regime militar.
A cineasta pediu às entrevistadas que desenhassem, de acordo com a própria memória, como eram os corredores e celas que as abrigaram na década de 1970. A partir das lembranças, o filme recriou um cenário similar ao presídio, com grades, camas, banheiros e corredores inspirados nos traços de quem ali viveu. As ex-presidiárias comentam as torturas sofridas, contam como foram capturadas por sua militância democrática, detalham o dia a dia, desde a limpeza das celas até a importância da leitura na manutenção da esperança e o breve respiro a cada visita de um familiar.
“Torre das Donzelas” estreia dia 22 de abril, às 20h no Canal Brasil.