Na quarta (10), o documentário inédito “Santiago, Itália” chega ao Canal Brasil, relembrando um elo esquecido entre Itália e Chile, durante um dos momentos mais terríveis da história do país sul-americano. Com direção do cineasta italiano Nanni Moretti, a produção vai ao ar a partir das 20h.
Após a deposição do presidente eleito Salvador Allende por um golpe militar comandado pelo general Augusto Pinochet, defensores da democracia foram amplamente perseguidos pelas forças oficiais. Taxados como comunistas e subversivos – quem não admitia a austeridade do governo era assassinado – viviam na clandestinidade ou partiam para exílios forçados em outros países. Estes últimos encontraram na Embaixada da Itália o abrigo necessário para fugir da repressão e seguir para a Europa em busca de um novo começo para suas vidas.
O filme promove um resgate histórico do momento, contextualizando a situação política no Chile durante a década de 1970, e mostra como a Itália, de passado fascista e ditatorial, se tornou um local aberto para aqueles que sofreram nas mãos de Pinochet.
“Santiago, Itália” estreia dia 10 de junho, às 20h no Canal Brasil.