A partir desta quinta-feira, 25 de fevereiro, às 22h20, o Discovery documenta o trabalho de pescadores havaianos durante a temporada de verão, com a estreia da série Guerreiros do Pacífico. Em episódios com uma hora, a atração acompanha as saídas ao mar de pessoas que vivem daquilo que o Oceano Pacífico provê.
Os treze protagonistas – doze homens e uma mulher – são especialistas em ler as condições do mar, em entender as correntes, prever o comportamento dos peixes e as instabilidades meteorológicas típicas daquela região. Alguns pescam para vender e lucram alto, outros veem no mar o meio de subsistência e pescam durante todo o ano para garantir as próprias refeições.
Todos, entretanto, são aventureiros que se lançam em águas revoltas inspirados pelas tradições de ancestrais – os antigos pescavam a bordo de canoas estreitas, construídas em madeira, ou com arpões esculpidos com varas de bambu . Hoje, a pesca havaiana conta com caiaques e arpões especiais que facilitam o trabalho, mas não diminuem a vulnerabilidade dos pescadores diante do oceano.
Entre os protagonistas da série está Kimi Werner, uma das mais audaciosas pescadoras do Havaí. Ela utiliza arpão em mergulho livre – chega a nadar além dos quarenta metros de profundidade e é capaz de permanecer em apneia por mais de quatro minutos. Sabe que o medo é fundamental para quem escolhe uma profissão que implica em perigo constante. Afinal, lançar-se no mar em aventuras solitárias, sem tanque de oxigênio, não é para displicentes. Seu objetivo é viver do oceano e o produto da pesca é para consumo próprio.
Andy Cho e seu parceiro, Rob Wong Yuen, são os mestres da pesca comercial em caiaques – em suas embarcações individuais, eles fazem as vezes de toda a tripulação de um pesqueiro e vencem as ondas e correntezas com remos e pedais. Nesta temporada, esperam pescar o equivalente a 80 mil dólares.
Boogie-D é um veterano com mais de vinte anos de pesca que tem como principal objetivo treinar o novato Jason Valle. Jason perdeu o pai antes de se tornar aprendiz – Boogie-D sabe da responsabilidade que isso significa. Já Jon-Jon trabalha o ano todo no mar e pesca para alimentar a família que está prestes a crescer. Nascido em Maui, ele tem esposa, três filhos e um bebê a caminho. Respeita os conhecimentos transmitidos ao longo das gerações de sua família e tem como objetivo quebrar o recorde de maior espadarte já fisgado em caiaque – para isso, precisa encontrar um gigante com mais de 225 quilos.
No primeiro episódio, Rob fisga um atum pesando cerca de 50 quilos. O sangue do animal atrai tubarões instantaneamente – Rob e Andy sabem que os ataques ocorridos no Havaí triplicaram nos últimos três anos e precisam se proteger. Kimi está em busca do jantar; ela vasculha o fundo do oceano para encontrar polvos e os define como verdadeiros escapistas, especializados em camuflagem e fugas.
Boogie-D leva Jason para um local de pesca de difícil acesso; o novato fisga um tubarão que o arrasta para uma das mais perigosas correntes do Pacífico. Depois, ele se perde de Boogie-D e o veterano aciona o barco que serve de base para a equipe de filmagem – de repente, eles estão em meio a uma missão de resgate. Finalizando o episódio, Andy consegue uma briga com um atum de quase sessenta quilos.