- Publicidade -

O Smithsonian Channel preparou uma maratona de programação sobre o chamado Dia D e seus desdobramentos. A data, comemorada em 06 de junho, marca o início do desembarque das tropas aliadas na Normandia (França), em 1944, e foi decisiva para o término da Segunda Guerra Mundial. O especial irá ao ar de sexta a domingo (5 a 7 de junho), às 22h.

- Publicidade -

Na sexta-feira, 05 de junho, estreia “Segredos Americanos: Desastre do Dia D”. O documentário revisita as operações de treinamento para o dia D (realizadas no litoral da Inglaterra, em abril e maio de 1944) e revela a sucessão de erros e contratempos que resultaram na morte de quase 700 soldados americanos semanas antes do desembarque na Normandia.

No sábado, 06 de junho, será exibido o inédito “Dia D e o Esquadrão Dambusters”. Por meio de documentos recentemente revelados, o programa mostra como um esquadrão da Força Aérea Real Britânica desempenhou papel fundamental ao confundir o alto comando alemão quanto à data e local do desembarque das tropas aliadas.

A maratona termina no domingo, 07 de junho, às 22h, com a reprise de “Dia da Vitória: Europa”. Celebrada em 8 de maio, a data marca o encerramento formal da Segunda Guerra Mundial no continente europeu, há 75 anos. O documentário registra os meses que antecederam o desfecho do conflito e mostra as comemorações do 8 de maio de 1945 na Europa e Estados Unidos.

Especial “Dia D” vai ao ar do dia 05 a 7 de junho, às 22h no Smithsonian Channel.

- Publicidade -