O "Conexão Arte1" é um espaço inédito no canal Arte1, que promove o debate sobre questões fundamentais do meio artístico brasileiro. Em sua estreia, neste domingo (14), o programa discute políticas culturais no Brasil e gestão de museus.
O primeiro "Conexão Arte1" vai ao ar em pleno processo eleitoral justamente para chamar a atenção para a ausência da cultura nas pautas dos candidatos aos principais cargos políticos. O Arte1 acredita que garantir essa reflexão precisa ser uma das missões de um canal de arte no país.
Para isso, a editora-chefe do canal Gisele Kato recebeu no estúdio do Arte1: o diretor regional do Sesc São Paulo desde 1984, Danilo Santos de Miranda; a artista e professora da FAU-USP, Giselle Beiguelman; a diretora da Expomus, empresa que atua em museologia há 37 anos, Maria Ignez Mantovani Franco; e o diretor da Pinacoteca de São Paulo desde maio de 2017, Jochen Volz. Maria Ignez também é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus e do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, e presidiu o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus entre 2006 e 2011. Entre 2005 e 2012, Jochen Volz dirigiu o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e foi o curador da 32ª Bienal de São Paulo, em 2016.
Durante a conversa, os convidados destacaram a importância do Ministério da Cultura, que Danilo Santos de Miranda define como um “ato de política pública”. Maria Ignez refletiu sobre a imagem das instituições brasileiras no exterior depois do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro: “Provocamos uma comoção internacional. Todo mundo se habilitando a ajudar”. “Foi um memorícidio ao vivo”, concluiu Giselle Beiguelman. Por fim, Jochen Volz relativizou as críticas aos selfies em museus: “Tem o desejo de criar essa identificação com a exposição e dar outro valor para o que é público.”
"Conexão Arte1" estreia dia 14 de outubro, às 20h30 no Arte1.