Apesar de pouco conhecido no Brasil, o cineasta chinês Jia Zhang-ke é tido como um dos mais influentes nomes do cinema mundial, tendo conquistado críticos e plateias de eventos de prestígio como os festivais de cinema de Berlim (Alemanha), Veneza (Itália) e Cannes (França). Apaixonado pelo trabalho do diretor oriental, Walter Salles faz um registro afetivo de sua vida e obra, ao passear com o realizador pelas ruas de Fenyang, sua cidade natal, para ouvir detalhes de sua experiência e apresentar os muitos e reverenciados filmes por ele produzidos.
Esse registro resultou no documentário "Jia Zhang-Ke, Um Homem de Fenyang", filme que estreia nesta segunda (16) no Canal Brasil. O filme percorre a biografia do protagonista pelas alamedas da cidade chinesa, cenário tanto de sua vida pessoal quanto de suas produções – com destaque para as internacionalmente premiadas Em Busca da Vida (2006) e Um Toque de Pecado (2013).
Simpático e confortável à frente das câmeras, o chinês discorre sobre momentos importantes de sua carreira e comenta as particularidades de cada trabalho, sendo complementado por cenas dos filmes em questão. O realizador disserta também sobre a censura do governo chinês a muitas de suas obras, discute o papel da publicidade e questiona a globalização.
"Jia Zhang-Ke, Um Homem de Fenyang" estreia dia 16 de julho, às 22h no Canal Brasil.