[creditos:7a4f41e8da]
Simone Zuccolotto apresenta “Nas Sombras do Medo – O Cinema de Terror no Brasil” (Divulgação/Canal Brasil)[/creditos:7a4f41e8da]
Muitas vezes marginalizado e considerado algo menor, o gênero de terror tem resistido bravamente, chamando cada vez mais a atenção de público e crítica. Com roteiro, direção e apresentação de Simone Zuccolotto, “Nas Sombras do Medo – O Cinema de Terror no Brasil” resgata a história da filmografia de terror no país no Canal Brasil. Alinhada com o tema, a "Mostra Terror" exibe filmes do gênero.
A atração vai abordar em seis capítulos de 25 minutos essa centralidade da figura de Mojica; a relação que houve em certo momento com o cinema marginal, a Boca do Lixo e as pornochanchadas; subgêneros como o terrir; o novo impulso dado pela tecnologia digital; e o aumento de mais de 600% na quantidade de títulos lançados nos últimos cinco anos. Para discutir esses tópicos e outros, como as fronteiras entre horror e fantástico, Simone chamou grandes nomes relacionados ao tema, além de estudiosos. Sejam pioneiros ou da forte nova geração, marcam presença José Mojica Marins, Kleber Mendonça Filho, Carlos Primati, Ivan Cardoso, Rodrigo Aragão, Laura Cánepa, Walter Lima Jr. e Gabriela Amaral Almeida, entre outros.
Ainda na tela do Canal Brasil, no domingo (30), estreia a “Mostra Terror” com filmes do gênero (sempre à 0h). Com o objetivo de fazer um panorama da produção de terror e suspense pós-retomada, foram selecionados 10 títulos entre longas, médias e curtas-metragens repletos de mistérios, sangue, tensão e elementos sobrenaturais: “A Hora Marcada” (2000); “Encarnação do Demônio” (2008); “Porto dos Mortos” (2011); “O Duplo” (2012); “O Desejo do Morto” (2013); “O Segredo da Família Urso” (2014); “Quando Eu Era Vivo” (2014) e “Rua 36” (2015), além dos inéditos “Vampiro 40º” (2016), de Marcelo Santiago, e “O Diabo Mora Aqui” (2016), de Dante Vescio e Rodrigo Gasparini.
“Nas Sombras do Medo – O Cinema de Terror no Brasil” estreia dia 31 de outubro, às 21h e a "Mostra do Terror" estreia dia 30 de outubro, à 0h no Canal Brasil.