O documentário de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar traz a biografia José Domingos de Morais, "Dominguinhos", como ficou conhecido ao longo de sua carreira, narrada a partir de seus próprios depoimentos, complementados por um vasto material de arquivo de apresentações memoráveis. A produção é destaque desta segunda (23) no Canal Brasil.
Dominguinhos – cuja morte completa cinco anos nesta segunda – caminha cronologicamente por sua própria trajetória comentando a infância, no agreste pernambucano da cidade de Garanhuns, a convivência com os pais e as dificuldades da pobreza no lugar. O músico comenta a descoberta da habilidade com o acordeão, a vinda para o Rio de Janeiro após convite de Luiz Gonzaga, rei do baião e seu maior mestre, e os casamentos com Janete Silva e com a cantora Guadalupe Mendonça.
O filme traz uma memorável apresentação de Dominguinhos com Gilberto Gil cantando Eu Só Quero um Xodó; acompanhado por Nara Leão em João e Maria, de Chico Buarque e Sivuca; ao lado de Nana Caymmi em Contrato de Separação; e uma gravação em estúdio com o bandolinista Hamilton de Holanda, o violonista Yamandu Costa e o cantor e compositor Djavan com Retrato da Vida. Há ainda duetos com Hermeto Paschoal, Elba Ramalho e Gal Costa, em uma merecida reverência a um dos mais importantes nomes da história da cultura do país.
"Dominguinhos" estreia dia 23 de julho, às 22h no Canal Brasil.