- Publicidade -

O cantor e compositor Moraes Moreira, que faleceu na última segunda (13) será homenageado em uma programação especial no Canal Brasil e também na TV Brasil. Considerado um dos maiores nomes da música nacional, Moraes Moreira foi um dos fundadores do grupo Novos Baianos no final dos anos 1960. Com uma proposta estética inovadora, o grupo mesclava a riqueza de sons da cultura popular brasileira. Primeiro artista a cantar em um trio elétrico, ainda nos anos 1970, Moraes Moreira deixou a banda na mesma década para seguir produtiva carreira solo.

- Publicidade -

No Canal Brasil, a homenagem acontece na quinta, 16 de abril, às 20h, vai ao ar o show gravado em 2009 “Moraes Moreira – A História Dos Novos Baianos”, que traz canções eternamente marcadas na história musical do nosso país como “Eu Também Quero Beijar”, “Meninas do Brasil”, “A Menina Dança”, “Preta Pretinha”, “Pombo Correio”, entre outras.

Na sexta, dia 17 de abril, a partir das 20h, serão exibidos dois episódios de “O Som do Vinil” em sequência: Acabou Chorare – Novos Baianos, no qual Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Baby Consuelo revivem os tempos dos Novos Baianos; e Lá Vem O Brasil Descendo A Ladeira, quando Charles Gavin recebeu Moraes Moreira para lembrar o emblemático disco de 1979. No domingo, 19 de abril, a partir das 13h, as três atrações serão exibidas em uma grande homenagem a Moraes Moreira.

A TV Brasil resgata entrevista e apresentações históricas do músico preservadas no acervo da emissora pública. Para reverenciar a obra e o legado deixado pelo artista, o tributo reúne shows de Moraes Moreira nos programas “Todas as Bossas”, na sexta (17), à meia-noite; “Recordar é TV”, no sábado (18), às 20h30; e “Grandes Musicais”, no sábado (18), às 22h30.

O “Todas as Bossas” traz performance do grupo Novos Baianos, gravada em 2017, pela TVE Bahia, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, com repertório do álbum “Acabou Chorare” (1972). A turnê marcou o reencontro do conjunto após 17 anos e emocionou um público de várias gerações. A homenagem vai ao ar nesta sexta, 17 de abril, à meia-noite.

O espetáculo trouxe a formação original da banda com Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho. Durante a apresentação, os Novos Baianos embalaram os fãs com sucessos como “A menina dança”, “Besta é tu”, “Brasil pandeiro” e “Acabou chorare”, faixa que deu nome ao emblemático disco.

O “Recordar é TV” resgata imagens de acervo com trechos do programa “É preciso cantar”, registrado pela antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1978. A atração deste sábado, 18 de abril, às 20h30, mostra Moraes Moreira em interpretação e entrevista na juventude em um período de ebulição da música no país.

O programa “Grandes Musicais”, no dia 18 de abril, às 22h30, recupera apresentação do artista na casa noturna Ballroom, no Rio de Janeiro, gravada pela TVE/RJ, em 1998. Moraes Moreira contagiou a plateia com o vigor de sua presença de palco e a execução de vasto repertório que incluiu clássicos como “Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro”, “Festa do Interior”, “Vassourinha Elétrica”, “Isso aqui o que é” e “Por Que Parou, Parou Por Quê?”.

- Publicidade -