Os canais sob a marca da FOX passarão por drásticas mudanças nos próximos anos. De acordo com informações apuradas pelo site Notícias da TV, o processo de reestruturação do novo grupo após a fusão entre Disney e FOX, deverá resultar na saída completa da marca FOX de toda América Latina e Brasil em até 7 anos. Apesar da expectativa longa, nos bastidores do mercado de TV por assinatura acredita-se que as mudanças devem ocorrer em bem menos tempo.
Uma das marcas que deverá sofrer maior impacto é a FOX Sports que atualmente conta com 2 canais lineares disponíveis nas principais operadoras brasileiras. Com uma possível aprovação do processo de fusão pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), os dois canais devem ser extintos no mercado brasileiro e parte de seu conteúdo ser incorporado à programação dos canais ESPN.
No Brasil, o grupo Disney possui atualmente quatro canais esportivos: ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2, ESPN Extra. Com a fusão, torna-se redundante manter 6 canais esportivos no ar, distribuídos em duas marcas diferentes e "supostamente" concorrentes. Administrativamente, torna-se mais lucrativo unir os conteúdos e formar uma rede forte capaz de competir com o poderio da Globosat (através dos canais SporTV).
Vale lembrar que, ainda de acordo com o informado pelo Notícias da TV, os canais ESPN e FOX Sports fecharam o ano de 2017 no vermelho. Para 2018 espera-se resultado ainda pior para o canal esportivo da FOX. A empresa investiu cerca de 36 milhões de reais na transmissão da Copa da Rússia e não conseguiu ter o retorno esperado. Informalmente, no mercado, especula-se que isto tenha levado a FOX a migrar um de seus principais campeonatos para os canais FOX Premium e então diminuir um pouco o prejuízo.
Com certeza, o caso dos canais esportivos é o mais drástico. E o que esperar dos demais canais como FOX e FOX Life? Ainda de acordo com a publicação do jornalista Rui Dantas, um importante executivo do mercado de TV garantiu que não faria sentido a Disney manter a marca FOX ativa na América Latina uma vez que o nome ainda representaria um forte concorrente ainda existente nos Estados Unidos (as principais redes da marca FOX nos EUA não entraram no negócio).
Desta forma, o mercado latino e brasileiro já trabalha com a possibilidade dos canais serem substituídos em breve por uma nova marca. De forma semelhante ao que aconteceu no passado quando a Disney adquiriu o FOX Kids e transformou o canal em Jetix, atualmente o Disney XD.
Caso a fusão seja aprovada, o grupo Disney passará a contar com os seguintes canais no Brasil:
Infantis
Disney Channel, Disney XD, Disney Junior, Baby TV e Nat Geo Kids
Esportes
ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2, ESPN Extra, FOX Sports e FOX Sports 2
Séries
FOX Premium 1, FOX Premium 2, FOX, FOX Life e FX
Documentários
Nat Geo e Nat Geo Wild
Por enquanto, FOX, ESPN e Disney ainda não comentam o caso oficialmente.