[creditos:f85061a858]
Canais abertos solicitaram formalmente a interrupção de suas transmissões na TV paga (Divulgação)[/creditos:f85061a858]Está previsto para acontecer na grande São Paulo nesta quarta-feira, dia 29 de março, o apagão das transmissões analógicas. No entanto, a data tem ganhado destaque por outra polêmica muito maior: as negociações entre Record TV, RedeTV! e SBT com as principais operadoras de TV por assinatura do país.
Em contato com a redação Vcfaz, a NET e Claro HDTV emitiram nota de esclarecimento sobre o assunto. Confira abaixo os principais pontos apresentados pelas operadoras:
• Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta, determinado pela Lei 12.485/2011, a distribuição dos canais digitais abertos pelas operadoras de TV por assinatura passou a depender de autorização de cada emissora;
• Até o momento, RECORDTV, Rede TV! e SBT não autorizaram a NET e a Claro TV a manterem a distribuição dos seus canais;
• No último dia 24, essas emissoras, representadas pela SIMBA, notificaram a NET e a Claro TV para formalmente interromperem a exibição dos seus canais a partir de 29 de março;
• A NET e a Claro TV querem manter a exibição gratuita aos seus clientes desses canais e seguem negociando com as emissoras.
• Os canais da TV aberta estão disponíveis gratuitamente a toda população que tenha um aparelho de televisão. Para assistir esses canais, basta sintonizar uma antena externa direto na sua TV. O acesso é grátis. Para mais informações, consulte o site Seja Digital: www.sejadigital.com.br.
É importante ressaltar que, em São Paulo, a NET já tem autorização para a distribuição do sinal da Globo, Band, Gazeta, TV Cultura, Rede Gospel, Ideal TV, Mega TV e Rede 21, sem qualquer custo para os clientes. Já a Claro TV tem autorização para a distribuição do sinal da Globo, RBI, TV Cultura, Band, Rede Vida e TV Aparecida, também sem custo. Esses canais, que já autorizaram a NET e a Claro TV, continuarão sendo normalmente exibidos.