A corrida eleitoral desse ano começa pra valer nesta quinta-feira (09), quando a Band realiza o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República. As regras preveem mais de 60 confrontos diretos entre os concorrentes, além de perguntas do público e também de jornalistas.
O debate da Band será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat. Participarão Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro(PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
Nesta sequência também os candidatos responderão a uma pergunta única feita pelos leitores do Jornal Metro no primeiro bloco. Em seguida, candidato pergunta para candidato. A ordem também foi definida em sorteio. Quem vai escolher primeiro é Boulos e quem vai fazer a última pergunta é Meirelles. Cada candidato pode ser perguntado até três vezes.
No segundo bloco jornalistas do Grupo Bandeirantes farão perguntas para todos os candidatos e escolherão quem vai replicar. Quem for questionado terá direito à tréplica. No terceiro bloco novamente candidato pergunta para candidato . O sorteio definiu que quem iniciará os questionamentos será Álvaro Dias e quem perguntará por último será Ciro Gomes. Neste bloco cada candidato poderá ser perguntado até duas vezes.
No quarto bloco, jornalistas do Grupo Bandeirantes voltam a perguntar para candidato e escolher quem fará a réplica. No último bloco as considerações finais terão que se feitas em um minuto e meio, começando com Ciro Gomes e fechando com Henrique Meirelles.
Em caso de ofensa pessoal ou moral o presidenciável poderá pedir direito de resposta, que será analisado por um comitê formado por advogado e jornalistas. Caso ele seja concedido, será feito em um minuto e sempre que possível no mesmo bloco em que a ofensa ocorreu.
A Band realiza o primeiro debate entre os presidenciáveis no dia 09 de agosto, às 22h. O pool de transmissão amplia o alcance e inclui os canais Band, Bandnews, Terraviva e as rádios Bandeirantes e Bandnews FM. Nas plataformas digitais farão a transmissão o portal da Band (band.com.br), o aplicativo da Band e o canal de jornalismo da emissora no YouTube (youtube.com/bandjornalismo).