- Publicidade -

O “Música na Band” desta sexta-feira (21) apresenta um show ao vivo de Fafá de Belém, direto dos estúdios da emissora em São Paulo. No repertório estarão grandes sucessos que marcaram a carreira da artista.

- Publicidade -

Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo e da dona de casa Eneida Palha, Maria de Fátima Palha de Figueiredo aprendeu a tocar piano, violão e compôs as primeiras músicas ainda na adolescência. Em 1973, estreou como atriz no musical Tem Muita Goma no meu Tacacá, que satirizava o cenário político da época. No mesmo ano, apesar de ainda ser menor de idade, se mudou para São Paulo para buscar independência financeira se apresentando em bares e casas noturnas.

Dois anos depois, ganhou notoriedade nacional quando a canção “Filho da Bahia” fez parte da trilha sonora da novela “Gabriela”. O primeiro disco, Tamba-Tajá, foi lançado em 1976 pela gravadora Polydor, trazendo um repertório eclético, mas essencialmente brasileiro e que mostrava a paraense ainda muito ligada às suas raízes nortistas. O segundo trabalho, Água, chegou às lojas em 1977 e vendeu mais de cem mil cópias.

No início dos anos 1980, passou a ser considerada a “Musa das Diretas Já” após virar uma espécie de cantora oficial do hino nacional brasileiro durante as passeatas e comícios do movimento político.

Ao longo da carreira, se apresentou para três papas: em 1997, interpretou a clássica “Ave Maria” para João Paulo II, no Maracanã (RJ). Já em 2006, participou das homenagens a Bento XVI com a mesma música em Valência, na Espanha. E em 2013, durante o show de acolhida do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, ela cantou a cultura do seu estado e sua forte relação com o Círio de Nazaré nos versos de “Eu Sou De Lá”, do padre Fábio de Melo.

“Música na Band” com Fafá de Belém vai ao ar no dia 21 de agosto, às 22h45, na tela da Band, com apresentação de Larissa Erthal e Marcelo Café. O público também pode acompanhar a transmissão pela Band FM.

- Publicidade -