Em homenagem ao artista Francisco Brennand, morto aos 92 anos nesta quinta-feira (19), o canal Arte1 exibe o “Especial Arte1” gravado com o artista em 2017.
No programa, Brennand faz uma retrospectiva de sua carreira, revelando como uma viagem à Europa transformou todo o seu trabalho enquanto artista, principalmente quando visitou uma exposição de Pablo Picasso. Na ocasião, o artista recifense pensou que iria se deparar com as belas telas do espanhol, mas para sua surpresa o local estava repleto de cerâmicas. Brennand comenta também como transformou as ruínas da olaria da família em um instituto de grandes dimensões em Recife.
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, em Recife. O ceramista, escritor, pintor, ilustrador gravador e desenhista ficou conhecido como um artista de grandes obras, como o Parque das Esculturas em sua cidade natal. Aprendeu a arte de esculpir em argila com Abelardo da Hora, escultor falecido em 2014.
“Especial Arte1 – Francisco Brennand” vai ao ar no dia 19 de dezembro, às 23h30, com reprise no dia 20, às 13 horas, dia 21, às 15h30 e no dia 22, às 21h no Arte1.