No início desta semana, a GloboNews realizou uma edição do programa “Em Pauta” para discutir casos de racismo, motivada principalmente pelas manifestações nos Estados Unidos. Tudo corria “bem” até que o público decidiu criticar a emissora e com razão.
O problema? A emissora promoveu o debate sobre racismo com a presença apenas de comentaristas brancos. A falta de representatividade na discussão do assunto gerou uma série reclamações nas redes sociais. Uma delas foi esta abaixo:
Rapaziada… A pauta é racismo… pic.twitter.com/oP2Y1Mxz00
— Irlan Simões (@IrlanSimoes) June 3, 2020
Após as críticas, a emissora decidiu exibir uma edição histórica do programa “Em Pauta” nesta quarta-feira, dia 3 de junho. O apresentador Marcelo Cosme foi excepcionalmente substituído por Heraldo Pereira e a emissora escalou cinco jornalistas negras para discutir sobre racismo: Zileide Silva, Aline Midlej, Maju Coutinho, Flavia Oliveira e Lilian Ribeiro.
Antes de passar o comando para Heraldo Pereira, o jornalista Marcelo Cosme leu um editorial sobre o assunto: “Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente. A Globo tem a diversidade como valor e se orgulha dos profissionais negros que têm frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível, que comandam, alguns, a apresentação de telejornais na GloboNews e na TV Globo. E busca e continuará buscando ampliar essa diversidade. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade também aqui na Globo os colegas ainda não são tantos quanto desejável. Nós entendemos o recado. E hoje a GloboNews convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas.”
A emissora exibiu então a mensagem de Irlan Simões e o texto “Rapaziada… a pauta é racismo…” foi destaque nos caracteres que aparecem no rodapé do canal.
Por fim, Marcelo Cosme anunciou que as jornalistas Zileide Silva e Flavia Oliveira passam a fazer parte do time de comentaristas oficiais do programa “Em Pauta”.