A TV Globo estreia nesta segunda-feira, dia 28 de março, a partir das 21h30, a nova versão da novela Pantanal. A trama foi sucesso e incomodou muito a emissora no início dos anos 1990 quando foi exibida pela extinta TV Manchete.
Para celebrar a novidade, a emissora resolveu apostar em qualidade de transmissão. O capítulo será exibido com tratamento de conteúdo premium e terá um único intervalo para uma ação de um patrocinador exclusivo e também para revelar a nova abertura com a icônica trilha sonora.
Outra novidade está no fato do primeiro capítulo ser exibido em 8K pelo serviço de streaming Globoplay. A qualidade de áudio também foi lembrada e o capítulo terá tratamento em Dolby Atmos, tecnologia de áudio que busca garantir maior nível de imersão ao espectador.
“A iniciativa da transmissão nesta qualidade de imagem abre portas para que a tecnologia seja amplamente utilizada no futuro – à medida que os televisores com capacidade de leitura do 8K passem a ter penetração nos domicílios brasileiros“, informou a emissora.
A resolução é uma evolução em relação ao 4K, representando uma qualidade de imagem quatro vezes superior. As siglas indicam a quantidade de pixels disponíveis na tela. Enquanto o 4K apresenta 3.840 x 2.160 pixels, o 8K reúne até 7.680 x 4.320.
“Como o primeiro capítulo de ‘Pantanal’ ficará disponível no streaming, a solução se torna atemporal, com potencial de impactar o público a longo prazo. Para o espectador, o grande diferencial do formato é permitir uma experiência muito similar à que ele teria vendo a olho nu, com precisão e realismo. O que se torna ainda mais impactante quando aplicado a uma novela com forte ambientação na natureza“, explicou a emissora em comunicado.