Mais

    Documentário do Canal Brasil biografa música uruguaio Hugo Fattoruso

    Mais


    O Canal Brasil estreia nesta segunda (1º), o documentário "Fattoruso". Hugo Fattoruso é uma das personalidades mais importantes da música uruguaia e sul-americana. Sentado ao piano, com os foles do acordeão ou as cordas de uma guitarra nas mãos, o compositor surgiu como uma estrela do rock nos anos 1960, cruzou a fronteira com o Brasil e acompanhou grandes nomes da MPB e montou trios e quartetos de jazz com grande virtuosismo.

    O cineasta Santiago Bednarik, seu compatriota, faz um registro da vida e obra do músico, ainda pouco conhecido por aqui, mas celebrado por compositores do naipe de Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento e João Bosco, passando por detalhes de uma carreira bem-sucedida de mais de meio século. O documentário é uma coprodução entre o Canal Brasil e A Gente Produções Artísticas.

    Publicidade

    O filme caminha cronologicamente pela trajetória de Hugo ao longo dos anos, começando pela influência familiar de seu pai, com quem montou seu primeiro trio quando tinha apenas 12 anos. Ainda muito jovem, deixou o acordeão e o piano de lado momentaneamente e assumiu os vocais e a guitarra de Los Shakers, considerados o The Beatles uruguaio – as semelhanças iam além da música, com vestimentas e aparências inspiradas nos rapazes de Liverpool (Inglaterra).

    Do rock dos anos 1960, o compositor mergulhou na psicodelia da década seguinte e montou o Opa, migrando para uma vertente de fusion e jazz. O estilo o acompanha desde então, com a formação de mais de 10 projetos diferentes – a grande maioria deles com membros de sua família, remetendo ao início da sua carreira.

    "Fattoruso" estreia dia 1º de outubro, às 22h no Canal Brasil.

    Publicidade
    Curte o nosso conteúdo? Siga-nos também no:
    Telegram    Facebook     X    BlueSKY    Threads    Linkedin       Whatsapp   
    Publicidade

    Recentes

    Leia também

    Publicidade