A história das grandes expedições guarda lendas e mistérios que fascinam o arqueólogo Josh Gates. A partir de quinta-feira, 6 de setembro, às 20h30, ele apresenta a nova série do Rumo ao Desconhecido, do canal Discovery, e investiga relatos que atravessaram décadas, até séculos, envoltos na dúvida: o que é verdade nessas narrativas?
Grandes tesouros que nunca foram encontrados, cidades e civilizações que desapareceram sem deixar rastros, personalidades cujos feitos grandiosos podem não passar de mitos – Josh escolhe essas histórias, viaja o mundo para conhecer onde elas teriam se passado e segue as tortuosas trilhas de evidências em busca de fatos.
Cada episódio de uma hora documenta uma expedição de Josh, desde as pesquisas que precedem a viagem às incursões em meio a selvas e montanhas, rios, mares e ares de todo o mundo. A lendária El Dorado, a cidade do ouro localizada em meio à Trilha Inca; a Câmara Âmbar, a chamada de “a oitava maravilha do mundo” que teria sido levada da Rússia para a Alemanha e então desaparecido completamente; os paradeiros dos tesouros de Thomas Beale e do pirata Henry Morgan; a queda misteriosa do Império Maia; o cristal que teria garantido vitórias aos vikings; uma poderosa espada samurai que estaria escondida em cavernas e galerias sob as montanhas japonesas e as prováveis razões para os gigantescos desenhos que sobrevivem aos séculos no solo do deserto de Nasca, Peru – essas são algumas das expedições que fazem parte da primeira temporada.
No episódio de estreia, Josh investiga a existência de uma cidade perdida no meio da selva do Camboja – nela, há mais de mil anos, viveu uma civilização que teria criado em seus templos um objeto com o poder da deusa Shiva. O suposto poder desse objeto seria tão imenso que ele inspirou o elemento central na trama de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984). Agora, Josh quer saber se ele realmente existiu.