O Conexão Repórter desta segunda-feira, 24 de dezembro, às 23h30, traz uma investigação que parte de uma pergunta desafiadora: é possível encontrar evidências científicas da existência de Jesus Cristo.
Roberto Cabrini vai à Terra Santa e percorre suas mais diversas regiões, indo de Belém aos segredos de Nazaré em registros que vão desde o antigo barco de pescadores, encontrado no Mar da Galiléia, aos pergaminhos do Mar Morto, escritos na época de Jesus, passando ainda pelas águas do Rio Jordão e chegando à Via Crúcis de Jerusalém nos momentos derradeiros.
O jornalista fala sobre as evidências perseguidas pela ciência em escavações, documentos, lápides, relatos e ossários em paralelo à fé cega na história de um personagem que nada deixou escrito, mas tudo mudou. Para os dois bilhões de cristãos no mundo, a dificuldade para encontrar registros históricos parece ser proposital, uma forma de se testar seu maior patrimônio: a fé em Jesus como salvador.
O programa busca entender como tudo isso se encaixa, o que é científico e o que é obra da Igreja Cristã e questiona se fé e razão podem entrar em comunhão, embarcando em um grande desafio de pesquisas que nunca param.